Home  |  Mapa do Site               


- Escola de Samba Corporativa
- Orquestra Cooperativa
- Batuque Corporativo

                Slide Show | Video

Batuque Corporativo

Batuque Corporativo

Batuque Corporativo

O som da alta performance cooperativa.

Quem já participou do desfile de uma Escola de Samba, de um bloco, ou mesmo só ouviu o som de uma bateria, sabe a emoção que provoca. O som dos instrumentos de percussão parece interferir no fluxo do sangue em todo o corpo e fazer o coração bater mais forte. O ritmo é contagiante e ficar sem se mexer é quase impossível.

O modelo de gestão das Escolas de Samba já foi motivo de estudos, até mesmo em Harvard. O que explica o empenho a motivação e o compromisso das pessoas na busca do resultado de sua Escola de Samba? – perguntam.

Os ensinamentos advindos das Escolas de Samba para o mundo corporativo são inúmeros ressalta Yolanda Braconnot, da Ventos Eventos Consultoria Humana, que há quatorze anos desenvolve a atividade ESCOLA DE SAMBA CORPORATIVA, da qual já participaram milhares de colaboradores de grandes empresas dos mais diversos segmentos.

- Que empresário não sonha ver nos seus colaboradores o brilho dos olhos, a empolgação, a mobilização e a incansável busca de fazer melhor? E assim como uma Escola de Samba, cuja bateria éconsiderada o coração e a alma da escola, os colaboradores de uma empresa é que dão o tom da alta performance, produtividade e lucratividade – afirma Yolanda Braconnot.

 

A Atividade BATUQUE CORPORATIVO pode ser desenvolvida de duas formas:

- SIMULAÇÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA COMPLETA: leia mais

- SIMULAÇÃO DA BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA: leia mais

 

- SIMULAÇÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA COMPLETA:

O desafio da equipe é criar, organizar e fazer o desfile de uma Escola de Samba. Seguindo regras, procedimentos e logística que estabelecem, entre outros aspectos a estrutura da Escola, das Alas, dos recursos e quesitos de avaliação do desfile, o que é definido de acordo com o “tema central” estabelecido em conjunto com a empresa.

Os participantes, estimulados e orientados pela Facilitadora do evento, escolhem os ocupantes dos diferentes cargos da Diretoria da Escola e das demais funções, tais como: - Mestre Sala e Porta Bandeira, Rainha e Princesas, Destaques e Passistas.

Também serão escolhidos os membros de cada uma das alas, como por exemplo: - Compositores, - Bateria, - Comissão de Frente, - Velha Guarda etc.

Como em qualquer Escola de Samba, o grupo deverá, a partir do “enredo” definido para o desfile, compor um samba, confeccionar a bandeira da Escola, as fantasias e alegorias. Também, ensaiados por um Mestre de Bateria deverão tocar os instrumentos e acompanhar o samba durante todo o desfile. E a bateria do Mestre Wallan executa ainda diversas coreografias

No horário e percurso definidos o Grupo deverá apresentar o desfile da Escola.

O desfile éacompanhado por uma equipe de jurados (da própria empresa ou da nossa equipe) que serão responsáveis por “dar as notas” para cada um dos quesitos de avaliação.

Após o resultado dos Jurados, o Presidente da Escola é convidado para receber um Troféu e fazer um discurso em nome da Escola.

Os Participantesassistem ao vídeo do desfile da Escola de Samba e são estimulados a fazer analogias entre a atividade e o dia-a-dia, bem como verbalizar “Lições Aprendidas” e “Compromissos de Mudança.

 

- SIMULAÇÃO DA BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA:

Lembrando o primeiro instrumento de percussão que se tem notícias, e fazendo analogia com os próprios recursos que dispomos, a atividade começa com os participantes usando as próprias mãos para batucar e cantar. Em seguida, passam a utilizar várias partes do corpo como instrumentos de percussão.

Posteriormente, utilizando instrumentos convencionais - ou não, a Equipe dividida em naipese ensaiada e comanda pelo Mestre de Bateria Wallan, se transforma em uma GRANDE BATERIA, ,executando diferentes ritmos dando um show de percussão, energia e trabalho em equipe.

Além de tocar os instrumentos e cantaros participantes ainda executam diversas coreografias.

Ao executarem o som da bateria, a cadência e o ritmo marcado contagiam os participantes fazendo com que, mesmo aqueles que se consideram sem habilidades musicais, se surpreendam com os resultados e com a constatação das suas próprias potencialidades.

“Esse sentimento de encantamento gera momentos e lembranças inesquecíveis, inúmeras lições aprendidas através das analogias e o compromisso de reproduzir no dia-a-dia a energia, o ritmo, a alegria e a alta-performance do trabalho realizado por uma equipe cooperativa e comprometida com os resultados a serem alcançados” – garante Yolanda Braconnot.

Em nosso site e no vídeo www.youtube.com/watch?v=4tZSK8QOZ5U vocêencontrará um resumo de algumas atividades realizadas.

Para mais informações : (21) 2264-3566 – 9979-9397 – ventos@ventoseventos.com.br


Yolanda Braconnot
Diretora